gramado

Gramado é uma ótima opção para quem busca uma experiência diferente no inverno brasileiro. Com ar europeu e culinária rica, Gramado, mesmo pequena, oferece muitas atrações e belezas – combinadas com o clima frio.

A arquitetura típica da colonização europeia faz da cidade um pequeno encanto de sossego, com vários parques, museus e restaurantes. O maior movimento por lá acontece em dois momentos: o Festival de Cinema de Gramado, na metade do ano, e o Natal Luz – uma combinação de luzes, cores e um calendário recheado de shows que vai de novembro a janeiro.

O que fazer em Gramado?

Um dos maiores atrativos turísticos da cidade é o Natal Luz e sua programação intensa. As ruas de Gramado ficam enfeitadas, e a magia da época de Natal permeia as apresentações musicais e teatrais, desfiles e espetáculos.

Entre novembro e janeiro, é possível conferir diversos shows, tanto gratuitos quanto pagos. Entre eles, o Acendimento das Luzes, a Parada de Natal e a Vila de Natal, para as crianças. Na Rua Coberta as atrações são diversas e incluem concertos gratuitos de músicas natalinas.

A gastronomia de Gramado é imperdível, com suas tradicionais sequências de fondue e o café colonial. Os bons restaurantes são um ponto forte da região.

 

Onde ficar?

Buscar hospedagem próxima ao centro de Gramado é ideal para poder conhecer a cidade a pé. Por lá se encontram as principais atrações, restaurantes e lojas. Em época de alta temporada, especialmente para ver o Natal Luz, é importante planejar a viagem e reservar acomodação com certa antecedência.

Para quem busca opções mais baratas, Canela oferece diversos hotéis que saem mais em conta. A cidade é mais tranquila, tem suas atrações próprias e é localizada a apenas 7km de Gramado, com acesso muito fácil para quem está de carro.

Veja opções de hospedagem em Gramado: Clique aqui

 

Como chegar?

A maioria dos turistas utiliza o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para chegar até o Rio Grande do Sul. Gramado fica a 115 km de Porto Alegre, e o acesso para a Serra Gaúcha pode ser feito de ônibus, transfer ou carro.

O Aeroporto Regional de Caxias do Sul é outra opção para chegar ao estado de avião. As passagens são normalmente mais caras do que para Porto Alegre, mas Caxias do Sul é mais perto de Gramado, aproximadamente 70km de distância.


Alguns pontos turísticos:

  • Pórticos: As entradas de Gramado via Nova Petrópolis e Via Taquara têm pórticos para dar boas vindas aos visitantes (e servirem como ótimo cenário para fotos).
  • Igreja São Pedro, no centro da cidade.
  • Rua Coberta, uma ótima opção para compras e gastronomia, especialmente em dias chuvosos.
  • Parque Knorr (Aldeia do Papai Noel), um local para vivenciar o clima natalino o ano inteiro, com Árvore dos Desejos, Fábrica de Brinquedos e até a casa do Papai Noel.
  • Lago Negro, com suas águas escuras e cercado de pinheiros, um bom local para caminhadas e para passeios de pedalinhos.
  • Rótula das Bandeiras, repleta de bandeiras hasteadas e uma réplica do Kikito, o troféu entregue no Festival de Cinema de Gramado.
  • Museus: são diversos para visitar na cidade, entre eles o Museu do Perfume, Museu do Chocolate, Hollywood Dream Cars e Dreamland (museu de cera).
  • Mini-mundo, representa um mundo em miniatura.
  • Gramadozoo, que tem diversas espécies de animais mantidos em viveiros que reproduzem seu habitat natural ao invés de jaulas.
  • Belvedere Vale do Quilombo, na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, é um local para uma vista da cidade e para apreciar as belezas naturais que ela tem para oferecer – araucárias, cachoeiras e ar puro.
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Gramado, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe uma resposta

required

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>